sábado, 18 de julho de 2009

Sons que machucam a alma...

Estou meio nostalgico e meio triste hoje ...pensei em falar de qualquer coisa legal e que fosse um pouco instrutivo mais foda-se...não ligo mesmo... Vou simplesmente falar não da banda em si que lógico despensa apresentações ; o Legião Urbana ...mas quero falar sobre um cd especifíco: Uma Outra Estação , realmente um disco que marcou minha vida em varios sentidos , tanto boas quanto ruins . Acho que eu adquiri por acaso meio que sem querer esse cd quando tinha uns 11 anos ...por curiosidade de ouvir algo do tão famoso ''LEGIÃO URBANA'' ... mas depois de 5 minutos de cd eu descobri a grande furada em que eu me meti...basicamente não tinha nenhuma das musicas que euouvia nas radios ; a não ser uma ''chatinha'' Antes das Seis e uma muito "machista'' que depois vi que tinha um nome legal , Flores do Mal... Ouvi esse cd por muitos anos até que um dia eu acabei por motivos dos quais eu me arrependo hoje em dia eu acabei me desfazendo do cd... Um grande achado hoje em dia achar um novo relançado pra comprar nas lojas. O disco era pra ser originalmente usado como a segunda parte do que supostamente seria um album duplo para o disco A Tempestade ou o Livro dos Dias , que foi lancado em 1996....mas aconteceu de ser apenas um album simples , sendo as ''sobras'' reaproveitadas no que seria o primeiro album póstumo do Legião e pessoalmente o melhor da carreira pós anarco-punk e romântico viajante de Renato Russo. . Enquanto Renato se resignava e lamenta oque seus exessos com alcool , drogas e seu já angustiante estado depressivo por causa da seu já fadado destino devido a aids e problemas fisicos que o debilitavam sobre maneira....em musicas tais como Via Láctea longe do meu lado ele se afoga em arrependementos e alto piedade e saudade de tudo que não pode aproveitar não poderia mais viver plenamente por causa do seu já debilitado estado de saude... . Em 1998 é lançado Uma Outra Estação , altamente esplosivo e com comprimentos de metas de venda feito basicamente por fãs e nostalgistas de plantão...simplismente não é um disco dirigido ao publico em geral , sendo de dificil digestão pra ''ouvidinhos'' sendiveis acostumados a pseudos pés na bundas como Vento no Litoral ou viagens ambulântes como Química ou qualquer coisa ''pop'' que toca-se diariamente nas radios.... Ao contrario do ultimo disco lançado ainda em vida de RENATO ; Uma Outra Estação mesmo lançado dois anos depois da morte de Renato , mostrou pra todo mundo que que o jovem Russo não era apenas um aidético viciado e digno de pena que todos creditavam ele ser. Mostrou por A + B que tinha voz (e muita) pra falar tudo ainda que pensava não mais cantando suas criticas incostrutivas e útopicas que fazia ao resto do mundo ...tirou o resto do mundo das costas pra se alto refletir e em mais qualquer loucura que disposse na sua cabeça ou sobre qualquer coisa que quissese divagar naquele momento... Um album realmente lindo e com passagens que me lembram do post-punk ao rock gotico 80's inglês. Clarisse , uma das faixas mais sóbrias e sérias do album , com um toque de desapontamento da parte do próprio renato (pelo menos eu acho) com os erros da sociedade com as mulheres e a forma de fulga encontrada para problemas domésticos , era pra sair no album A Tempestade , mas renato a achou pessada demais pra colocar no album. A música "Sagrado Coração" consta no encarte porém não possui registro da voz de Renato, já que este não resistira até a gravação.La Maison Dieu foi composta para entrar no álbum DescobrimentodoBrasil, entretanto, acabou por ficar de fora por vontade de Russo que, segundo ele mesmo, "não queria mexer em ninho de vespa"."Dado Viciado" não foi lançada antes por parecer uma menção ao guitarrista da banda, Dado Villa Lobos, embora ela disesse sobre outra pessoa lógico.Riding Song" contém a participação de Renato Rocha ex-baixista da Legião e contém parte de uma entrevista com os membros da banda falando um pouco de si. Simplemte um trabalho sem desiqual na carreira do legião urbana , e conseguentemente para opublico em geral.... . 1. Riding Song 03:03 2. Uma Outra Estação 03:59 3. As Flores Do Mal 04:32 4. La Maison Dieu 06:53 5. Clarisse 10:33 6. Schubert Ländler [Instrumental] 01:09 7. A Tempestade 04:14 8. High Noon (Do Not Forsake Me) [Tema Do Filme Matar Ou Morrer] 01:30 9. Comédia Romântica 02:55 10. Dado Viciado 02:32 11. Marcianos Invadem a Terra 02:37 12. Antes das Seis 03:10 13. Mariane 03:15 14. Sagrado Coração 06:30 15. Travessia Do Eixão 03:35 . o download do cd pode ser feito por esse link AQUI Realmente um dos posts mais demorados que eu já fiz,a fome me consome agora ...aproveitem; a vida é curta então chorem pouco fassam mais e nunca aproveitem menos do que devam..

3 comentários:

  1. SAUDADES IMENSA DESSE POETA, MAS AINDA BEM QUE TODO POETA É IMORTAL QUANDO DEIXA SUAS MENSAGENS...

    ResponderExcluir
  2. BEM LEMBRADO VAMPIRA . VC ESATA TOTALMENTE CERTA AO AFIRMAR QUE TODAS AS MENSAGENS DE RENATO JÁ ESTÃO ETERNIZADAS NA CULTURA PESSOAL DE GRANDE PARTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DEIXANDO DE SER MERA MUSIA PRA SER LEMBRANÇA DE ALGO OU MOMENTO
    .........ESTOU A DEVER UM COMENTARIO PRA VC ..
    DE HOJE NÃO PASSA

    ResponderExcluir
  3. É mesmo ... Nós cantamos as músicas deste grande poeta e mesmo que não estejamos passando por nenhuma das situações expressas na música , podemos sentir exatamente o que ela quer passar , e o que é mais legal ainda, é que ele aborda muitos temas que muitos de nós passamos , e não sabíamos como expressar ....
    Adorei o que vc escreveu sobre o Renato e seu trabalho , só podia ser vc mesmo, ficou ótimoo *.*

    ResponderExcluir